Na sexta, 27 de junho, ocorreu uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) Políticas Educacionais do Sinasefe Santa Maria. Durante o encontro, a professora e pesquisadora Mariglei Severo Maraschin, debateu junto com integrantes do GT, a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional EPT).
Durante a atividade, Mariglei apresentou dados da cartilha de políticas e também reflexões de suas vivências e pesquisas. Expressou aos presentes a preocupação com o não cumprimento da legislação que prevê oferta na Rede Federal de cursos de EJA, ao mesmo tempo em se percebe um crescimento de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) e com a possibilidade de oferta dos cursos pelo sistema S (Sesi, Sesc, Senat, etc.).
A professora ressaltou a importância da proposta de EJA-EPT e da dívida social que se tem com as e os trabalhadores não escolarizados. Também destacou que o programa PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) nasce em experiências com os sindicatos, Nesse sentido, Mariglei vê como fundamental o Sinasefe propor essas reflexões junto a filiados/as e comunidade acadêmica, disputando que a legislação seja cumprida e, principalmente, o compromisso da educação como direito e inclusão social.
Foto: Arquivo pessoal
Edição: Fritz Rivail