Os Conselhos Superiores da UFSM se reuniram na manhã de sexta, 18, para a votação dos nomes que comporão a lista tríplice para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Instituição.
O processo de eleição ocorreu menos de um mês após a Pesquisa de Opinião (25 de junho) que referendou a chapa de Martha Adaime e Tiago Marchesan como os preferidos da comunidade universitária para gerir a instituição.
Estiveram presentes nesta sexta pela manhã 105 conselheiros/as e foram contabilizados 101 votos, entre membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, que formaram o colégio eleitoral.
O primeiro cargo a ser votado foi o de reitor (a). O resultado foi:
Martha Adaime: 91 votos;
Tiago Marchesan: 5 votos;
Cristina Nogueira: 3 votos;
Brancos: 0;
Nulos: 2.
Em um segundo momento, ocorreu a eleição para o cargo de vice-reitor (a). O resultado foi:
Tiago Marchesan: 89 votos;
Cristina Nogueira: 8 votos;
Martha Adaime: 1 voto;
Brancos: 0;
Nulos: 3.
Para o professor Claudio Kelling, tesoureiro-geral do Sinasefe Santa Maria, e que esteve na reunião ampliada dos Conselhos, a avaliação é positiva, tendo em vista não apenas o resultado, mas todo o processo, que passou pelo debate com a comunidade da UFSM, a pesquisa com voto sendo paritário, chegando agora ao ponto culminante, que foi a eleição nos conselhos, conforme prevê a legislação.
A expectativa de Kelling é que a decisão dos segmentos da UFSM seja respeitada em Brasília, pelo governo federal. Além disso, também almeja que o diálogo amplo dos novos gestores com entidades e sindicatos seja mantido e que a universidade continue priorizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Reitora e vice
A reitora eleita, professora Martha Bohrer Adaime, é lotada no departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), onde também já foi diretora da Unidade. Atualmente, é vice-reitora da UFSM.
O vice-reitor eleito, Tiago Bandeira Marchesan, é docente do departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência. Ele também é diretor do Centro de Tecnologia (CT).
Edição: Fritz Rivail
Fotos: Paulo Baraúna/A.I. UFSM