Vivas e livres, jamais silenciadas! Esse título foi o lema do Encontro Regional Sul de Mulheres do Sinasefe, realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, na cidade de Pelotas – RS. A seção sindical de Santa Maria foi representada pela professora Jane Aparecida Florêncio, do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM).
Conforme a docente, o evento iniciou com a apresentação do índice crescente de feminicídios ocorridos no sul do país, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo dessa impactante exposição, temas fundamentais como feminismo e interseccionalidade foram atravessados por temáticas paradoxais como machismo e misoginia, por exemplo.
As narrativas de história de vida no sindicato e de profissionais sindicalizadas, pautas do evento, foram enriquecedoras e motivadoras diante de um cenário de luta constante da mulher por valorização e paridade, avalia Jane.
Numa perspectiva feminista, a professora, escritora e editora, Débora Porto abordou o tema ‘violência contra a mulher’, enfatizando que o assunto diz respeito a toda a sociedade. “Isso é sabido, mas, como o óbvio também precisa ser dito, a sociedade deve proteger, denunciar, salvar vidas e não simplesmente sentar e esperar uma condição ideal para agir”, resume Jane sobre as misturas de vozes feministas expressadas durante o encontro.

Fotos: Arquivo Pessoal de Jane Florêncio
Edição: Fritz Rivail